Perguntas e Respostas
OBS: Para as dúvidas não cobertas pelas perguntas abaixo, recomenda-se que o candidato consulte o Regimento de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa
– Seleção de Candidatos / Processo Seletivo
Onde encontro o edital de seleção de candidatos ao mestrado e, ou, doutorado em Bioquímica Aplicada?
Resposta: O edital geral de seleção de candidatos encontra-se no endereço: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o edital específico do programa encontra-se no endereço: Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada
Onde faço a inscrição?
Resposta: A inscrição é feita https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/
Posso fazer a inscrição sem ter concluído o curso de graduação ou de mestrado?
Resposta: Sim, mas o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, documentos que comprovem que concluirá seu curso antes do período de matrícula de início do curso de pós-graduação, caso selecionado. Para o candidato ao mestrado, este deve apresentar histórico escolar e declaração da faculdade/universidade de origem com indicação de previsão de conclusão de curso. Para o candidato ao doutorado, além do histórico escolar da graduação, este deve apresentar, no ato da inscrição, histórico escolar do mestrado e declaração do orientador com indicação de período de defesa da dissertação. Caso o candidato seja selecionado e não conclua seu curso até a data da matrícula para início da pós-graduação, perderá a vaga. O Calendário Escolar da Universidade Federal de Viçosa, com indicação do período de matrícula, encontra-se disponível no endereço http://www.res.ufv.br .
Como é feita a seleção de candidatos?
Resposta: A seleção dos candidatos é feita pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada que é composta por cinco membros, sendo quatro professores e um representante discente. O processo seletivo ocorre com base em critérios estabelecidos pela Comissão Coordenadora e divulgados na página web do Programa. A seleção ocorre da seguinte forma:
Mestrado:
Analise do “Currículum vitae”.
Prova de conhecimento em bioquímica.
Doutorado:
Analise do “Currículum vitae”.
Prova de conhecimento em bioquímica.
Critérios adotados para classificação dos candidatos do mestrado: (1) classificação por desempenho acadêmico (Histórico Escolar, análise de currículo) e prova de conhecimentos básicos em Bioquímica; (2) disponibilidade de vagas; (3) disponibilidade de bolsa e (4) disponibilidade de orientador.
Critérios adotados para classificação dos candidatos: (1) classificação por desempenho acadêmico (Histórico Escolar, análise de currículo) e prova de conhecimentos em Bioquímica; (2) disponibilidade de vagas; (3) disponibilidade de bolsa e (4) disponibilidade de orientador.
Quando é feita a seleção de candidatos?
Resposta: A seleção é feita duas vezes por ano. No primeiro semestre para início no segundo semestre do mesmo ano e a outra seleção no segundo semestre para início no ano seguinte. Não há data fixa para o processo seletivo.
Quantos candidatos são selecionados anualmente?
Resposta: Não há um número fixo de candidatos que serão selecionados anualmente. Estes números podem variar e dependem de fatores como o perfil dos candidatos inscritos, o número de bolsas recebidas das agências de fomento pela pós-graduação nos últimos anos e o período de conclusão de curso dos atuais estudantes de mestrado e doutorado em Bioquímica Aplicada.
Posso me inscrever para a seleção que ocorre no meio do ano e, se aprovado, iniciar o curso somente no início do ano seguinte?
Resposta: Não, o candidato é selecionado apenas para o período para o qual se inscreveu.
Entre os documentos de inscrição, há um que solicita ao candidato indicação de um plano de trabalho. Preciso apresentar um pré-projeto? Devo levar em conta as linhas de pesquisa do Programa neste plano?
Resposta: A exigência básica é que o candidato preencha o formulário com as informações solicitadas. O plano de trabalho do candidato deve estar em consonância com as linhas de pesquisa do Programa de Bioquímica Aplicada da UFV, que são: Biologia Molecular de Patógenos Animais, Controle da Expressão Gênica, Interação Patógeno – Hospedeiro; Sanidade em Animais Domésticos e Silvestres; Enfermidades Veiculadas por Carrapato; Genômica Funcional de Estresses em Plantas; Bioquímica Animal/Metabolismo; Metabolismo Lipídico, Bromatologia e Produção de Enzimas por Fermentação; Bioquímica e Biologia Molecular no Estudo da Biodiversidade de Plantas; Vacinas e Kits Diagnósticos Contra Viroses Animais; Proteínas e Enzimas; Enzimologia, Proteômica e Bioquímica de Proteínas e Peptídeos; Prospecção de Biomoléculas de Defesa; Ecofisiologia de Insetos e Ecotoxicologia de Inseticidas; Produção e Caracterização de Enzimas de Interesse Biotecnológico; Flavonóides e Fitoterápicos: Isolamento, Purificação e Efeitos de Produtos Naturais no Metabolismo Animal; Enzimas Hidrolíticas e de Interesse Industrial; Biotecnologia.
Preciso ter um orientador previamente definido antes do início do processo seletivo?
Resposta: Não. No Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada, a indicação de orientador poderá ocorrer após o candidato ter sido selecionado e ter iniciado seu curso de pós-graduação.
No caso de candidato estrangeiro, como é feita a inscrição e como se dá o processo seletivo?
Resposta: Esta informação deverá ser obtida diretamente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e no edital de seleção.
Cursei disciplinas em um Programa de Doutorado de outra instituição, mas não o concluí, pois não defendi a tese. No caso de ser selecionado no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada da UFV, posso aproveitar essas disciplinas cursadas?
Resposta: É possível o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outra instituição, desde que compatíveis com o conteúdo de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada da UFV. Há limites e regras específicas para o aproveitamento desses créditos, de acordo com o Regimento de Pós-Graduação da UFV. A solicitação de aproveitamento de créditos deve ser feita pelo candidato aprovado, ocasião em que deve apresentar o histórico escolar e os programas analíticos das disciplinas cursadas e que deseja o aproveitamento. Os documentos serão analisados por professores do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada responsáveis pelas respectivas disciplinas para a avaliação da equivalência ou a pertinência de conteúdos.
Posso fazer todas as disciplinas (obrigatórias e optativas) do Programa como aluno especial (não-vinculado) e realizar inscrição apenas quando já tiver escrevendo minha dissertação ou tese?
Resposta: Não, pois, para escrever a dissertação ou tese, o estudante precisa ter o suporte de uma Comissão Orientadora que só é indicada para os candidatos aprovados no Programa. Por outro lado, o Regimento de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa só permite ao estudante não-vinculado matricular-se em, no máximo, 2 (dois) períodos letivos. Só poderão ser aproveitados 6 créditos em disciplinas cursadas com estudante não vinculado. Ressalta-se, também, que o simples fato de cursar disciplinas como estudante não-vinculado não garante aprovação automática no processo seletivo. O estudante não-vinculado concorre em igualdade de condições com os demais candidatos inscritos no processo seletivo.
– Provas
No processo seletivo, são realizadas quantas avaliações e em que datas?
Resposta: Apenas uma prova de conhecimento em bioquímica, tanto para o mestrado como para o doutorado. Não há data fixa para a realização desta avaliação. Em geral, ocorrem em abril para inicio do curso no segundo semestre e em setembro para início no primeiro semestre.
Quais assuntos e, ou, tópicos são cobrados nessas provas?
Resposta: Os tópicos a serem abordados na prova escrita serão: A) Estrutura e Função de: A1) Carboidratos; A2) Lipídeos; A3) Aminoácidos e Proteínas; A4) Ácidos Nucleicos; A5) Enzimas. B) Metabolismo de: B1) Carboidratos; B2) Lipídeos; B3) Proteínas;B4) Ácidos Nucleicos. C) Integração Metabólica.
Há indicação de bibliografia específica para os candidatos estudarem para essas provas?
Resposta: Os tópicos cobrados na prova são padrões e podem ser consultados, como exemplo, o livro NELSON, D.L.; COX, M.M. LEHNINGER Princípios de bioquímica. 5ª edição (ou mais recente) São Paulo. Editora: Sarvier.
Há provas disponíveis de processos seletivos anteriores para consulta pelos candidatos?
Resposta: Não há provas disponíveis para distribuição aos candidatos. Cada semestre a prova é elaborada por professores orientadores do Programa.
Quando o resultado final do processo seletivo é divulgado?
Resposta: Após a homologação do resultado pelo Conselho de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, o Programa divulgará o resultado do processo seletivo, e então os candidatos aprovados poderão ingressar na Pós-Graduação.
Os candidatos precisam realizar alguma prova de inglês?
Resposta: O candidato ao mestrado aprovado deve comprovar proficiência em inglês no primeiro ano de seu curso de pós-graduação. Para isso, ele deve realizar uma prova específica de inglês no Departamento de Letras (esta prova é realizada uma vez por semestre), da Universidade Federal de Viçosa, ou cursar uma disciplina específica de inglês oferecida por este mesmo Departamento. O candidato ao doutorado que realizou o curso em outra instituição deverá comprovar a aprovacão em língua inglesa.
– Bolsas
Quantas bolsas os cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica Aplicada dispõem para distribuir aos candidatos aprovados?
Resposta: Não se pode responder a esta pergunta de forma precisa porque o número de bolsas que o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada recebe anualmente depende das políticas das agências de fomento à Pós-Graduação (CAPES, CNPq e FAPEMIG). Os recursos dessas agências dependem dos orçamentos do Governo Federal (CAPES e CNPq) e estadual (FAPEMIG) e podem variar de ano para ano. Geralmente, só se dispõe de informações específicas sobre o número de bolsas no início do período letivo. Por se tratar de um Programa tradicional, os cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica Aplicada dispõem de certo número de bolsas todos os anos que são distribuídas aos seus estudantes. Entretanto, este número pode atender a todos os estudantes que precisam de bolsas ou apenas a parte deles. Entretanto, deixa-se claro que, qualquer que seja a situação (com números de bolsas suficientes ou não), a Comissão Coordenadora não garante, antecipadamente, bolsas para candidato aprovado.
Há critérios para distribuição das bolsas disponíveis aos candidatos aprovados?
Resposta: Sim. Para os candidatos aprovados para cursar o mestrado e o doutorado, o critério para distribuição das bolsas disponíveis se dá pela ordem de classificação dos candidatos na seleção.
Se não receber bolsa logo no início do curso, posso vir a recebê-la posteriormente?
Resposta: O estudante que iniciar o Programa sem bolsa não terá direito à concessão de bolsa.
Posso fazer o curso sem bolsas?
Resposta: Sim. O Programa aceita alunos sem bolsa.