Histórico

No dia 19 de junho de 2015 a CAPES autorizou a mudança do mome do Programa para Bioquímica Aplicada. O Programa foi credenciado em 1999 pela CAPES, conceito 4, com o nome Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola, que teve início em fevereiro de 2000, em nível de mestrado e de doutorado, mantendo este nome até junho de 2015.

Até junho de 2015 foram defendidas 142 dissertações de mestrado e 104 teses de doutorado, sob orientação de 17 orientadores doutores e pós-doutores.

Conceitos atribuídos ao Programa pela CAPES:

Triênio 2001 – 2003: Conceito 5

Triênio 2004 – 2006: Conceito 5

Triênio 2007 – 2009: Conceito 5

Triênio 2010 – 2012: Conceito 5

Quadrienal 2013 – 2016: Conceito 5

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada da Universidade Federal de Viçosa completou, em 2015, 15 anos de sucesso na formação de docentes e pesquisadores. A grande maioria dos egressos são atualmente professores e pesquisadores. Um dos pontos fortes do programa é contar com linhas de pesquisa consolidadas coordenadas por orientadores experientes. O objetivo maior do Programa e a formação de recursos humanos de alto nível, capacitados a atuar em atividades de ensino e pesquisa, no Brasil e no exterior.

O conjunto de disciplinas oferecidas aos estudantes pelo Programa na UFV permite uma formação básica aprofundada em bioquímica e biologia molecular, quando desenvolvem sólida base teórica, o que favorece o bom desempenho dos estudantes nas atividades de pesquisa do curso. O Programa oferece disciplinas de cunho obrigatório e de cunho optativo. Dentre as disciplinas de Cunho obrigatório estão BQI 600 – Bioquímica Geral, BQI 601 – Métodos Bioquímicos, BQI 602 – Biossegurança, BQI 610 – Bioenergética, BQI 620 – Enzimologia, BQI 630 – Bioquímica Celular, BQI 631 – Engenharia Genética de Plantas, BQI 632 – Epidemiologia Molecular Aplicada a Agentes Infecciosos e Parasitários, BQI 634 – Expressão Heteróloga de Proteínas, BQI 640 – Bioquímica do Tecido Animal, BQI 641 – Bioprospecção de Metabólitos Secundários de Plantas, BQI 642 – Bioquímica Ecológica, BQI 645 – Bioquímica da Nutrição, BQI 650 – Estruturas e Funções de Proteínas, BQI 700 – Estruturas e Funções de Macromoléculas, BQI 701 – Espectrometria de Massas Aplicada à Análise de Biomoléculas, BQI 730 – Bioquímica de Ácidos Nucleicos, BQI 733 – Sinalização Celular, BQI 735 – Filogeografia Molecular Experimental, BQI 760 – Bioinformática I, BQI 761 – Bioinformática II, BQI 797 – Seminário, BQI 798 – Seminário II, BQI 799 – Pesquisa e EST 620 – Estatística Aplicada. As Disciplinas de cunho optativo são aquelas oferecidas, em nível de pós-graduação, que não possuem código BQI, além das exceções: BQI 777 – Estágio em Ensino II, BQI 778 – Estágio em Ensino III, BQI 792 – Tópicos Especiais em Bioquímica Aplicada III e BQI 796 – Problemas Especiais III.

Nas atividades de pesquisa, os alunos preparam pesquisas bibliográficas, elaboram projetos de pesquisa, conduzem as pesquisas, analisam os resultados e preparam a divulgação dos mesmos por meio da publicação dos resultados em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais.

As mais importantes e atuais linhas de pesquisa na área Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas e Bioquímica e Biologia Molecular Animal são contempladas pelas atividades de pesquisa e ensino dos docentes, destacam-se: Biologia Molecular de Patógenos Animais, Controle da Expressão Gênica, Interação Patógeno – Hospedeiro; Sanidade em animais domésticos e silvestres; Enfermidades veiculadas por carrapato; Genômica Funcional de Estresses em Plantas; Bioquímica Animal/Metabolismo; Metabolismo lipídico, bromatologia e produção de enzimas por fermentação; Bioquímica e Biologia Molecular no Estudo da Biodiversidade de Plantas; Vacinas e Kits Diagnósticos Contra Viroses Animais; Proteínas e Enzimas; Enzimologia, Proteômica e Bioquímica de Proteínas e Peptídeos; Prospecção de Biomoléculas de Defesa; Ecofisiologia de Insetos e Ecotoxicologia de Inseticidas; Produção e Caracterização de Enzimas de Interesse Biotecnológico; Flavonóides e Fitoterápicos: Isolamento, Purificação e Efeitos de Produtos Naturais no Metabolismo Animal; Enzimas Hidrolíticas e de Interesse Industrial; Biotecnologia.

O Programa é administrado pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, desde sua criação recebe estudantes brasileiros, dos diversos estados, bem como profissionais oriundos de instituições públicas e privadas de ensino e, ou, pesquisa. A contribuição dos convênios tem sido relevante e imprescindível, especialmente da CAPES, do CNPq e da FAPEMIG. O Programa sempre teve ótima avaliação pela CAPES. Os profissionais titulados pelo Programa têm participado de equipes de pesquisa e como docentes em diversas instituições Federais e Particulares, e ocupado posições de relevância em diversas empresas.

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada apresenta como principal objetivo formar, em nível de mestrado e de doutorado, profissionais especializados nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas e de Animais, tendo em vista a demanda criada nas últimas décadas da aplicação de conhecimentos e metodologias da área na solução de problemas complexos da agropecuária. Cita-se, como exemplo, a crescente utilização de novos conhecimentos da Bioquímica e Biologia Molecular nos campos do melhoramento vegetal e animal e no estudo, prospecção e utilização racional da diversidade genética e da biodiversidade como fontes de genes e, ou, de substâncias ainda inexploradas para aplicação no campo da agroindústria. Em comparação com países desenvolvidos, no Brasil há ainda deficiência de recursos humanos com formação nas áreas propostas. Esses profissionais são de grande valor para atuar em Instituições de Ensino Superior, em Institutos de Pesquisa e em Empresas Públicas e Privadas. Percebe-se, em nível nacional, um interesse crescente de várias entidades públicas e privadas na contratação de profissionais que atuam nas áreas de bioquímica e biologia molecular de plantas e de animais visando aplicação do conhecimento técnico científico da área na agroindústria, como o melhoramento genético de cultivares e animais, prospecção de medicamentos e defensivos agrícolas, geração de informações bioquímicas relevantes para o controle de doenças de importância agropecuária, dentre outros. A proposta do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola em nível de mestrado e de doutorado tem sido fundamentada nos seguintes fatores: (a) experiência de orientação dos professores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular; (b) existência, no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, de linhas de pesquisa bem consolidadas que têm recebido financiamentos das agências de fomento estaduais e federais bem como de empresas do setor público e privado; (c) disponibilidade de laboratórios de pesquisa bem equipados, casas-de-vegetação, áreas de campo e outras facilidades; (d) demanda de candidatos egressos de vários cursos de graduação e de mestrado da UFV e de outras Instituições Brasileiras e de países da América Latina; (e) único programa de pós-graduação do gênero no País. O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola, em nível de mestrado e de doutorado, é administrado pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e conta com o suporte acadêmico dos Departamentos de Biologia Geral, Biologia Vegetal, Fitopatologia, Informática, Microbiologia, Nutrição e Saúde, Química e Zootecnia. Na pesquisa, a equipe de orientadores oferece um conjunto de linhas de atuação com projetos diversos em desenvolvimento, em áreas básicas e aplicadas do conhecimento.

Atuaram como Coordenadores do Programa:

Dezembro de 1999 – Outubro de 2004: Professor Maurilio Alves Moreira

Janeiro de 2005 – Janeiro de 2009: Professora Maria Goreti de Almeida Oliveira

Fevereiro de 2009 – Fevereiro de 2012: Professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Março de 2012 – Março de 2015: Professor Luciano Gomes Fietto

Junho de 2015 – Junho de 2019: Professor Cláudio Lísias Mafra de Siqueira

Junho de 2019 – Atual: Professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes

Atuaram como Membros da Comissão Coordenadora:

Dezembro de 1999 – Novembro de 2003: Professor George Henrique Kling de Moraes

Dezembro de 1999 – Novembro de 2003: Professora Tânia Toledo de Oliveira

Dezembro de 1999 – Abril de 2003: Professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Abril de 2003 – Dezembro de 2004: Professora Maria Goreti de Almeida Oliveira

Dezembro de 2003 – Novembro de 2006: Professora Valéria Monteze Guimarães

Dezembro de 2003 – Novembro de 2007: Professor Luiz Orlando de Oliveira

Novembro de 2004 – Agosto de 2006: Professora Márcia Rogéria de Almeida Lamêgo

Agosto de 2006 – Agosto de 2010: Professor José Humberto de Queiroz

Novembro de 2006 – Novembro de 2010: Professora Andréa de Oliveira Barros Ribon

Dezembro de 2007 – Março de 2010: Professora Maria Cristina Baracat Pereira

Março de 2010 – Fevereiro de 2012: Professor Luciano Gomes Fietto

Agosto de 2010 – Julho de 2014: Professor Raul Narciso Carvalho Guedes

Dezembro de 2010 – Dezembro de 2011: Professor Maurilio Alves Moreira

Dezembro de 2011 – Março de 2015: Professora Valéria Monteze Guimarães

Março de 2012 – Junho de 2015: Professor Cláudio Lísias Mafra de Siqueira

Agosto de 2014 – Março de 2015: Professor José Humberto de Queiroz

Março de 2015 – Março de 2019: Professora Andréa de Oliveira Barros Ribon

Março de 2015 – Março de 2019: Professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Junho de 2015 – Junho de 2019: Professora Maria Goreti de Almeida Oliveira

Março de 2019 – Atual: Professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Março de 2019 – Julho de 2022: Professor Francisco Murilo Zerbini Júnior

Junho de 2019 – Atual: Professora Maria Goreti de Almeida Oliveira

Agosto de 2022 – Atual: Professor Humberto Josué de Oliveira Ramos

Atuaram como Representantes dos Discentes na Comissão Coordenadora:

2000: Humberto Maximiano do Carmo (Efetivo) e Taís Cristina Bastos Soares (Suplente)

2001: Maria Isaura Pereira de Oliveira (Efetivo) e Luciano Pereira Xavier (Suplente)

2002: Juliana Rocha Vaez (Efetivo) e Maria Fernanda Spegiorin Salla (Suplente)

2003: Luciana Pereira Xavier (Efetivo) e Anderson Martins Pilon (Suplente)

2004: Arlindo Inês Teixeira (Efetivo) e Anderson Martins Pilon (Suplente)

2005: Denise Torres da Cruz Reis (Efetivo) e Elisa Sialino Müller (Suplente)

2006: Liliane Evangelista Visôtto (Efetivo) e Abelardo Silva Júnior (Suplente)

2007: Fabrícia Queiroz Mendes (Efetivo) e Orlando Chiarelli Neto (Suplente)

2008: Eduardo Gomes de Mendonça (Efetivo) e Patrícia Aparecida Fontes Vieira (Suplente)

2010: Mary Hellen Fabres Kein (Efetivo) e Raphael Contelli Klein (Suplente)

2011: Mary Hellen Fabres Kein (Efetivo) e Raphael Contelli Klein (Suplente)

2012: Carlos Joubert Alves de Souza (Efetivo) e Murilo Siqueira Alves (Suplente)

2013: Carlos Joulbert Alves de Souza (Efetivo) e Murilo Siqueira Alves (Suplente)

2014: Silvana Pinheiro Dadalto (Efetivo) e Lucas Araújo de Castro Silva (Suplente)

2015: Amanda Bonoto Gonçalves (Efetivo) e Ananda Pereira Aguilar (Suplente)

2016: Luana Pereira Monteiro (Efetivo) e Gabriela Alves Moreira (Suplente)

2017: Luana Pereira Monteiro (Efetivo) e Gabriela Alves Moreira (Suplente)

2018: Higor Sette Pereira (Efetivo) e Renato Lima Senra (Suplente)

2019: Renato Lima Senra (Efetivo) e Higor Sette Pereira (Suplente)

2020: Renato Lima Senra (Efetivo) e Higor Sette Pereira (Suplente)

2021: Rayane Monique Bernarde Loch (Efetivo) e Riziane Ferreira Gomes (Suplente)

2022: Luíza Oliveira Possa (Efetivo) e  Rafael Júnior de Andrade (Suplente)


Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada

Edifício CCB II, Sala 221, 2º andar

Campus Universitário

36570-900 Viçosa MG

Fone:(31) 3612 5103

e-mail:bqa@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados