Tese defendida pelo Programa é agraciada com o Prêmio CAPES de Tese 2020

É com grande honra e satisfação que a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada informa que tese defendida no Programa em 2019 pela Dra. YAREMIS BEATRIZ MERIÑO CABRERA, sob orientação da Dra. MARIA GORETI DE ALMEIDA OLIVEIRA e coorientação da Dra. MARIA LIGIA RODRIGUES MACEDO. Dr. TIAGO ANTONIO DE OLIVEIRA MENDES, Dr. JOEL ANTONIO DE OLIVEIRA e Dra. GLAUCIA CORDEIRO foi agraciada com Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de CIÊNCIAS AGRÁRIAS I.

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

O trabalho premiado caracterizou a capacidade de inibição de duas proteínas de planta sobre as enzimas das espécies de pragas agrícolas através de análises de docking e dinâmica molecular, ensaios de cinética enzimática e biológicos. A partir dos resultados, minimização molecular do inibidor foi realizada e dois novos peptídeos com potencial biotecnológico como agentes contra insetos fitófagos foram desenvolvidos. O trabalho resultou na publicação de três artigos científicos publicados em periódicos internacionais e um depósito de patente.

As informação do resultado da premiação foram publicadas no Diário Oficial da União de 01 de outubro de 2020, Edição 189, Seção 3, Página 83, disponível no link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-resultado-do-premio-capes-de-tese-edicao-2020-280587178.

A Coordenação do Programa parabeniza a Dra. Yaremis e toda a equipe de orientação do trabalho.